sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

A EQUIPE CAS BM 2009 TURMA "B"

       Nossa equipe formada por Bombeiros Militares do Estado do Pará, e exclusivamente de Sargentos: sendo 05 1º Sgts entre músicos e condutores de viaturas e 34 2º Sgts BM Combatentes. Equipe de caráter forte e disciplinar, não mede esforços para atingir os objetivos e se qualificar agregando valores. Todos de uma impetuosidade e fortes combatentes aptos a qualquer hora desembocar a missão a qual lhe é atribuída.
       Desde o inicio surgiu a concorrência para chegar na frente, na verdade todos queriam ser o 01 do curso, por isso a competição de forma sadia era o trampolim para os degraus e obstáculos que surgiram no decorrer do CAS BM 2009. De fato alavancou toda a equipe, e foi constatado pouquissimas verificações finais ao longo do curso. Isso mostrou  que a equipe é realmente aplicada nos seus trabalhos e caminhou sério na busca dos objetivos. As notas de classe na maioria variavam entre 9,0 e 10,0 foi de grande incentivo para cada vez mais atingir a perfeição.

       As turmas anteriores enfrentaram problemas tambem, não sei como superaram, mas nossa equipe superou com grande destreza. Ocorreram quebra de paradigmas, pois o desprendimento de grande tempo para a formação do Aluno do Curso de Aperfeiçoamento caia na maioria das vezes no stress e no desconforto do discente, com certo tempo de serviço em sua carreira militar. Não foram abertos procedimentos, nem graves punições. É bom que tudo contribuiu para um bom aperfeiçoamento do profissional.



FORMADORES DE OPINIÃO



Nossa equipe demonstrou conhecedor de diversos assuntos referentes a todos os ramos da sociedade e do trabalho Bombeiro Militar; larga escala de experiência e conhecimentos, cursando ou formados em nível superior em Teologia, matemática, letras, entre outros. Cursos de Especialização Bombeiro Militar: Salvamento no Mar, Mergulhador, Salvamento em Altura, Resgate, Socorrista de Emergência, etc. Grupo de intelectuais formados em sala de aula, mas com competência suficiente para  tomada de decisão.











Pessoas com nível de observação operacional bem apurado, que arrancam elogios por parte de superiores, pares e subordinados. Em suma nosso pessoal estava, e porque não dizer estar devidamente preparado para o que der e vier. "Avante Combatentes" CAS BM 2009 turma B "The Best".


Os debates se prolongavam nas salas de aula, de uma forma bastante saudável e inteligente, pois opiniões divergiam, e todos aprendiam, cada pessoa, cada cabeça tinha seu ponto de vista. Os instrutores que por ventura levantavam alguma questão, e por sua vez trazia dúvidas, até mesmo na hora de interpretar, então entrava em cena os eruditos de plantão. Trazia margem de dúvidas, mas era sanada no decorrer do curso através de pesquisas de campo, pela internet, ou manuais de instruções.

UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE O CAS BM 2009 TURMA "B"



      Buscando a relação Sociedade e Serviço Público, seguindo em busca dos valores atinentes ao bem estar comum; surgiu uma preparação especial para uma finalização do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos 2009 turma "B": Longas jornadas de aulas, horas trabalhadas e sacrifícios a parte. Foi desprendido tempo precioso mas recompensável. Horas a fio pela manhã, a tarde e também à noite, tudo para o cumprimento de nossas expectativas e o objetivo final que era o "Aperfeiçoamento" do Sargento Bombeiro Militar do Pará. Era evidente uma expectativa de todos, na reta final, os alunos não viam a hora de terminar o curso, principalmente os militares provenientes dos interiores: Santarém / PA, Marabá / PA, Santa Izabel / Pa e outras localidades. Criou-se uma união de espírito, um corpo de ação, é claro que houveram desavenças como qualquer grupo social, mas o grupo funcionou como equipe e todos se ajudaram mutuamente.




     Tivemos elogios por parte do nosso comando imediato em virtude de muitas situações: Primeiro que nossa equipe era disciplinada. Colocamos o pseudônimo "BEST 2000", com méritos, a turma de formação de Sargentos de 2000, a melhor até então, "modéstia parte". Equipe disciplinada, um grupo coeso, inteligente e formadores de opiniões. Ocorreram mudanças em nossa Escola de Formação- CFAE. Um aluno Cley especialista em armamento colocou em pauta a questão da arma de fogo da nossa Escola, e foi tudo resolvido para o bem estar comum e social.






   






   Finalizando, formamos até então o melhor Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos do CFAE, não que os outros não sejam bons, mas é que com a nova Matriz Curricular Nacional muitas matérias que não vinham se encaixando na preparação do CAS BM deixou de ser ministrada, com isso diminuiu o tempo de Formação e adequou-se a uma realidade Bombeiro Militar do Estado do Pará / Brasil.